Serviços

CTS - Centro de Tecnologia e Serviços

O CTS coordena cursos de informática aplicada à educação especial, capacitando alunos e professores nos conceitos básicos de informática usando leitores de tela, além de produzir material Braille para uso nas escolas inclusivas (tendo como prioridade as necessidades dos usuários da Instituição), cardápios e etiquetas para placas de sinalização. Compete também ao CTS: Buscar contatos com empresas visando a transcrição Braille afins de: Coordenar e supervisionar os setores envolvidos com tecnologias da Informação e Comunicação. Cadastrar e manter atualizado o inventário dos computadores com seus respectivos softwares, impressoras e periféricos. Acompanhar as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos de informática, telefonia e sistema de segurança da entidade.

CIP - Centro de Intervenção Precoce

O Centro de Intervenção Precoce presta serviços na área de prevenção, habilitação e reabilitação de crianças com deficiência visual, associada ou não à múltipla deficiência, na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. A intervenção, individual ou em grupo, é centrada no atendimento a crianças e na família. No atendimento a crianças, é elaborado um programa individualizado, priorizando as suas necessidades especificas e tendo em vista o seu desenvolvimento global. A abordagem com família tem como proposta o suporte psicossocial, assim como o empoderamento e esclarecimento quanto às questões de direitos e cidadania de seus filhos. O CIP oferece também suporte à inclusão escolar e cursos de formação nas áreas da deficiência visual e intervenção precoce. Programas: Consulta Oftalmológica Follow-up Atendimento em Terapia Ocupacional Atendimento psicossocial Atendimento Educacional Especializado Atendimento a crianças do Interior Atendimento em Ortóptica Adaptação de Auxílios Ópticos Orientação e Mobilidade Visita domiciliar Grupo de apoio à múltipla deficiência (GAM) Grupo Terapêutico de Família Cursos teórico-práticos de formação para profissionais

Centro Educacional Complementar

CEC - Centro Educacional Complementar

O CEC (Centro de Educação Complementar) constitui-se em uma unidade do Instituto de Cegos da Bahia, no oferecimento de serviços educacionais especializados e promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual. Oferece atendimento pedagógico, complementar e suplementar com programa de enriquecimento curricular, capacitação de profissionais na área de educação, bem como promoção de estudos, pesquisas e campo de estágio na referida área. São objetivos do CEC: - Oferecer atendimento educacional especializado (AEE) a crianças e jovens adultos com deficiência visual, associada ou não a outras deficiências, oriundos do sistema público e/ou privado de ensino, no que se refere aos recursos específicos e necessários a sua educação complementar e/ou suplementar ; - Capacitar profissionais da área de Educação, visando a melhoria e ampliação dos serviços e programas de atendimento especializado; - Garantir aos usuários (crianças e jovens com deficiência visual, associada ou não a outras deficiências), acesso aos recursos específicos necessários a sua educação complementar e/ou suplementar; - Realizar grupos de estudos; - Promover ações que envolvam a família e a comunidade no processo de inclusão da criança e do adolescente com deficiência visual, associada ou não a outras deficiências.