Voluntariado

Conjunto de ações de cunho social e comunitário, realizadas de forma espontânea e não remunerada por pessoas físicas a entidades públicas de qualquer natureza, ou a instituições privadas sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. A ação é regulamentada pela Lei nº 9.608, de 1998.

 

O Instituto de Cegos da Bahia, visa através do seu Programa de Voluntariado contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade, favorecendo o bem-estar do usuário e seus acompanhantes.

 

POR QUE SER VOLUNTÁRIO?

 

1) Exercer a cidadania Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes.

 

2) Aprender algo novo Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com novas situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.

 

3) Encontrar sua causa A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas, trazendo um novo sentido para sua vida.

 

4) Fazer o bem Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?

 

5) Viver uma experiência enriquecedora Ser um voluntário é uma experiência única e que muda a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.

 

REGULAMENTO INTERNO DO VOLUNTÁRIO ICB?

 

  • Possuir identificação com o programa de voluntariado do ICB. Ser assíduo e pontual, notificando eventuais faltas com antecedência, para viabilizar sua substituição; Participar das reuniões e cursos para os quais for convocado; Aceitar supervisão e orientação de seus coordenadores; Não assumir o lugar do técnico ou do profissional, procurando colaborar com os mesmos; Respeitar o fluxo de serviços dos setores, bem como suas normas e regras; Comunicar problemas, críticas e sugestões à Coordenação do Voluntariado, que se responsabilizará pelas providências necessárias; Prestar o serviço em harmonia, tanto em sua equipe de voluntários, como na equipe para a qual for designado.

 

Se você se sente interessando em participar do nosso programa de voluntariado, preencha nosso formulário de cadastro e aguarde o nosso contato. Através do programa de voluntariado do ICB, você também descobrirá que existem muitas formas de ver o mundo.

 

voluntariado

* campo obrigatório
Fim do conteúdo