Notícias

É Hexa! ICB conquista o Regional Nordeste de Futebol de 5!

Com uma campanha brilhante, a equipe do Instituto de Cegos da Bahia conquistou pelo sexto ano consecutivo o Regional Nordeste de Futebol de 5, ao vencer o APACE/PB por 3 x 1.

O torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDDV) foi realizado no Ginásio Carlos Alberto Portela, em Pajuçara, Maracanaú (região metropolitana de Fortaleza), de  9 a 14 de maio. Participaram equipes da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O hexacampeonato confirma a hegemonia da equipe do ICB, com um futebol técnico e ofensivo, além da tradicional garra, dirigida pelo técnico Gerson Coutinho. A trajetória vitoriosa teve início  com uma goleada de 8 a 0 sobre a ADESUL/CE,  4 a 0 na ESCEMA/MA, e 5 a 2 no CEDEMAC/MA, de virada. Na semifinal, realizada no sábado (13), contra a APADEVI/PB, o jogo terminou empatado em 1×1, gol de Jefinho, pelo ICB. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Erenilton, que defendeu duas cobranças, enquanto Cássio e Selmi converteram para os baianos. Na grande e esperada final, contra a APACE/PB, no domingo (14), pela manhã, em um jogo bastante disputado, o ICB fez valer seu favoritismo contra a boa equipe paraibana, e construiu o placar de 3 x 1, conquistando, assim, o torneio, com dois gols de Jefinho e um de Cássio.

Um dos melhores atletas do mundo, tricampeão mundial e tricampeão paralímpico (Pequim-2008, Londres-2012 e Brasil 2016),  Jefinho foi o artilheiro, com 10 gols. Ele é beneficiado com o Bolsa Esporte, o Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Governo da Bahia,  por meio da Sudesb. Além do título e o artilheiro do torneio, o  time do ICB teve Erenilton eleito o melhor goleiro. Cássio com 8 gols e Selmi com 3, foram os demais goleadores. O ICB é heptacampeão brasileiro, hexa regional e trimundial. E as chances de mais um caneco aumentam, pois este ano, a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5, série A, será realizada em Lauro de Freitas.

A delegação campeã foi chefiada por Virgílio Leiro, e composta pelo fisioterapeuta Marcos Vinicius Freitas, o técnico Gerson Coelho Coutinho, o auxiliar técnico Rondinei Paixão e os atletas Erenilto de Jesus Cerqueira, Ricardo Oliveira de Souza, Maicon Junior Mendes, Cássio Lopes dos Reis, Jeférson da Conceição Gonçalves, Selmi da Silva Nascimento, Adailton dos Santos Filho, Tiago Santos Nascimento, Alex dos Santos Motta e Lucas Almeida de Oliveira. O ICB tem o apoio da UNIME, onde são realizados os treinamentos, e contou, para este Regional Nordeste, também com o apoio da loja de roupas South&Co.

O técnico Gerson Coutinho valorizou a conquista, principalmente pelo conjunto da equipe. “É sempre importante estar na frente, e a credibilidade que conquistamos é fruto de muito treinamento, entrosamento e os bons resultados alcançados. Sinto-me privilegiado em liderar esse grupo de atletas comprometidos e vitoriosos”, disse.

“Esses atletas, prata da casa, nos enchem de orgulho. O ICB está muito bem representado por eles, que merecem todo nosso apoio, ajuda e consideração”, comentou a presidente do ICB, Heliana Diniz, após mais um troféu para a galeria da instituição.

Fim do conteúdo Voltar