Notícias

Agosto Dourado – Campanha de Aleitamento Materno

A campanha Agosto Dourado foi criada para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. Criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a campanha tem como objetivo reforçar a importância desse ato e os benefícios que trazem para o sistema imunológico e para a saúde dos pequenos.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, e esse mês é todo focado em atividades e busca promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é dedicada à sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

Podemos citar os principais benefícios do leite materno: fonte de anticorpos, alimentação completa, diminui a chance de Leucemia infantil, menor risco de diabetes tipo 2, menos problemas respiratórios e para as mamães, reduz o risco de câncer de mama, ovários e endométrio (Fonte: Ministério da Saúde).

O Instituto de Cegos da Bahia também faz parte dessa corrente, estimulando todas as nossas usuárias e seus acompanhantes, colaboradoras e parceiras, nessa ação de carinho, acolhimento e cuidado, que no futuro só trará benefícios saudáveis.

#DescriçãoDaImagem: card começa com o texto no canto superior esquerdo: “Agosto Dourado – Campanha de Aleitamento Materno”. Um laço dourado à direita junto com a ilustração de uma mãe amamentando uma criança ao centro. No rodapé à esquerda, a marca do ICB.

Fim do conteúdo Voltar