Instituto de Cegos da Bahia promoveu evento para discutir sobre acessibilidade e inclusão | Instituto de Cegos da Bahia
Quero Doar
PT
enptes

Instituto de Cegos da Bahia promoveu evento para discutir sobre acessibilidade e inclusão

Os desafios de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual foram discutidos durante um encontro, realizado no dia 29 de agosto, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no Barbalho. O evento realizado pelo Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com a Associação Bengala Verde Brasil, teve como objetivo promover um debate enriquecedor sobre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com cegas e com baixa visão em nossa sociedade, e como, enquanto cidadãos, podemos contribuir para superar esses desafios e criar um ambiente mais inclusivo e acessível.
Dentre os temas abordados estiveram os aspectos psicossociais da deficiência visual, os avanços e desafios dos direitos dessas pessoas no estado da Bahia e o panorama da deficiência visual no Brasil e no mundo, esse último tema inclusive, foi apresentado pela médica oftalmologista, especialista em visão subnormal e coordenadora médica do ICB, Drª. Fátima Neri. Segundo a especialista, a deficiência visual no Brasil ainda é um grande desafio a ser enfrentado, e que, apesar dos avanços em políticas públicas e iniciativas de inclusão, ainda temos um longo caminho a percorrer. “Muitas pessoas cegas e com baixa visão não têm acesso adequado a serviços de saúde, educação e oportunidades de trabalho. A acessibilidade é um direito fundamental que deve ser garantido a todos. Ainda enfrentamos barreiras tanto físicas quanto digitais, que dificultam a plena participação dessas pessoas na sociedade. Momentos como esse são de grande importância e relevância para educar e conscientizar a população de que cada um de nós podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.
O evento também contou com painéis com a presença de Isadora Maia, que é membro titular do Comitê de Saúde do TJ-Ba, advogada, procuradora Jurídica da FEAPAES-BA, Consultora Jurídica do COSEMS-Ba e Conselheira Titular do CES-Ba, Cecília Vasconcellos, psicóloga especializada em análise do comportamento (Paradigma) e doutoranda em ciências visuais pela UNIFESP, e de Roseli Oliveira, diretora-presidente da Bengala Verde Brasil, professora graduada em Letras com especialização no Albertus Magnus Collega, New Haven, USA e também na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em aulas de conversação para negócios.

Receba Nossa Newsletter

Quero Doar

Contato

* Campo obrigatório
Mapa - Contato
Pular para o conteúdo