CAT | Instituto de Cegos da Bahia
Quero Doar
PT
enptes

CAT

foto em uma das salas do ICB, onde a Terapeuta Ocupacional, vestida com uma camisa branca e um jaleco azul marinho, está sentada ao lado de uma menina, que está realizando uma atividade, manuseando um brinquedo de cor vermelha, azul e amarela. Ela está com um vestido vermelho com alguns detalhes de cor verde e branco e um laço no cabelo.

O Centro de Atendimento Terapêutico – CAT, realiza a terapêutica especializada e o acompanhamento com equipe multiprofissional com foco na habilitação/reabilitação.

Centro de Atendimento Terapêutico – CAT: O CAT realiza, através de terapêutica especializada, o acompanhamento com equipe multiprofissional com foco na habilitação/reabilitação de pessoas com deficiência visual. As atividades visam o desenvolvimento global do paciente e desenvolvimento funcional da visão utilizando técnicas das áreas de psicologia, terapia ocupacional, serviço social e fisioterapia.

Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupo, e podem contar com a participação da família/cuidador, no intuito de promover a socialização e ampliação dos laços sociais, a constituição de novos vínculos afetivos e um maior entendimento e elaboração acerca das dificuldades relacionadas à condição de dependência em decorrência da deficiência.

No atendimento infantil, é muito utilizado como recurso terapêutico, a atividade lúdica, o brincar, que tem um papel central no desenvolvimento infantil, com estímulos à função visual, sensório-motora, funções cognitivas, além de realizar treino de atividades de vida diária, visando o desenvolvimento amplo do indivíduo. Já com jovens, adultos e idosos, temos um espaço montado que simula os cômodos de uma casa, no qual se consegue reproduzir um pouco das possibilidades de adaptação e adequação para que a pessoa com deficiência visual consiga ter melhor funcionalidade no desempenho das atividades do cotidiano, buscando sempre sua autonomia e independência no fazer, desde as mais simples ações, como escovar os dentes ou comer utilizando garfo e faca, até as mais complexas como fazer compras num supermercado.

Já no atendimento psicológico, se leva em consideração o ser humano como o principal foco, seja no processo de autoconhecimento e fortalecimento individual, seja na constante quebra de barreiras e inclusão voltada para a relação interpessoal cotidiana. O atendimento com crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de seus familiares ou cuidadores, acolhe e potencializa as descobertas e aceitação de uma realidade que precisa ser desmistificada, sendo trabalhado através da escuta ativa para um entendimento onde se possa compreender e proporcionar uma vida plena e independente.

O Serviço Social tem como objetivo informar, orientar e encaminhar as pessoas com deficiência visual e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, à aquisição de seus direitos, questões jurídicas e a recursos da comunidade que se façam necessários, como os CRAS, CREAS, Centros de Convivência, etc, para que possam adquirir autonomia e uma vida social mais digna.

Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupo, este pode contar com a participação de seu acompanhante, com o intuito de promover a socialização e ampliação dos laços sociais, a constituição de novos vínculos afetivos e um maior entendimento e elaboração acerca das dificuldades relacionadas à condição de dependência em decorrência da deficiência.

foto em uma das salas do ICB, onde a Terapeuta Ocupacional, vestida com uma camisa branca, está em pé em frente a um espelho, explicando uma mulher ao lado dela, a utilizar sua maquiagem. Ela está sorrindo, vestida com uma camisa branca.
foto em uma das salas do ICB, onde a Assistente Social, vestida com uma camisa amarela, de jaleco azul marinho, está sentada em frente a um computador, atendendo uma senhora, que também está sentada, vestida com uma camisa floral branca e preta.
foto em uma das salas do ICB, onde a Terapeuta Ocupacional, vestida com um jaleco azul marinho, está sentada, ao lado de um senhor vestido com uma camisa amarela. Ela está ensinando o senhor a utilizar um dominó adaptado, que está sobre uma mesa.

Receba Nossa Newsletter

Quero Doar

Contato

* Campo obrigatório
Mapa - Contato
Pular para o conteúdo