Notícias

Setembro Verde – Campanha de sensibilização sobre a doação de órgãos.

Em um momento doloroso e de tristeza como a perda de um ente querido, concordar com a doação de órgãos, é uma ação de solidariedade que eleva o poder da bondade. A campanha Setembro Verde realizada ao longo do mês, tem o intuito de sensibilizar a população para esse ato, principalmente junto aos familiares de falecidos, que são os únicos responsáveis pela autorização e viabilidade da doação. Por isso é fundamental comunicá-los em vida.

O Brasil se destaca mundialmente pelo número de transplantes realizados, bem como por possuir o maior sistema público de transplantes, assegurando a realização de todos os procedimentos de transplante pelo SUS (Fonte: Ministério da Saúde). Além disso, temos legislação sólida que normatiza todas as atividades de captação, doação e transplantes de órgãos e tecidos no país, o que imprime ao sistema mais transparência e credibilidade.

Porém, a negativa da família é um fator preocupante, pois poucas pessoas sabem que essa doação depende de uma autorização familiar, onde não há nenhum documento oficial específico que se possa fazer em vida. Tudo depende em de comunicar aos familiares e de trabalhar com eles a cultura de doação para que isso possa ser efetivado pós-morte, mesmo após o abalo emocional.

O Instituto de Cegos da Bahia também faz parte dessa campanha a favor da vida, estimulando essa prática em prol de um renascimento para todos os futuros transplantados.

#DescriçãoDaImagem: card predominantemente verde, com uma ilustração de um laço também verde no centro. À direita superior, o texto” Setembro Verde, mês de sensibilização sobre a doação de órgãos.” e uma ilustração de duas mãos segurando um coração. No rodapé à direita, a marca do ICB.

Fim do conteúdo Voltar