Notícias

Relatório do projeto Experienciando Leituras é apresentado para a comunidade do ICB e autoridades

No dia 31 de julho, foi apresentado, no Centro de Convivência do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), o relatório do projeto Experienciando Leituras.  Pelo ICB, compareceram a presidente Heliana Diniz, funcionários, professores e alunos. Pelo órgão patrocinador, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Prefeitura do Salvador, a presidente Risalva Telles, Mariluce Duarte e Maria Emídia Brito; e José Wilson, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), da Secretaria Municipal de Promoção e Combate a Pobreza.

O projeto consistiu em uma proposta de ação pedagógica, que possibilitasse a construção e troca de conhecimentos, integrando  alunos do Instituto de Cegos da Bahia, suas escolas e famílias, através da leitura e da escrita de textos em diferentes modalidades: em Braille, em tinta ampliadas e textos digitais, de acordo com as necessidades educacionais de cada faixa etária dos alunos. As atividades foram desenvolvidas nas oficinas pedagógicas de leitura e escrita de textos em Braille e em relevo; de leitura e escrita de textos em tinta ampliados; da usabilidade da Tecnologia Assistiva; de formação de professores e para convivência familiar e comunitária. Diversos equipamentos foram utilizados como a Impressora Braille, Máquina fusora, Scanner de voz e Linha Braille.

Com isso os alunos com deficiência visual ganharam a oportunidade de aprender a utilizar meios para obter conhecimentos e informações, podendo, assim, serem incluídos socialmente, não somente como receptores das informações, mas também como agentes proativos do conhecimento adquirido, realizando suas próprias produções.

Participaram do projeto, pelo Grupo Gestor, a presidente Heliana Diniz, a assessora institucional,  Consuelo Alban,  o coordenador financeiro, Adson Vieira de Souza, o gerente de tecnologia de informação e comunicação, João Bosco Santa Rosa, e a diretora pedagógica, Laura Lídice. E pelo Grupo Executor, os professores Adriany Thatcher, Amilton Nonato dos Reis e José Marcio Nunes. Os demais participantes como professores, alunos, pais e unidades escolares atuaram  como público direto e indireto do projeto.

A presidente do CMDCA, Risalva Teles, expressou a satisfação de o conselho ter participado com recursos para o projeto Experienciando Leituras, com muitas pessoas sendo beneficiadas com os equipamentos. “Isso não tem preço na vida delas. Há uma mudança muito forte e significativa a partir dessas tecnologias, que o projeto deu chance do ICB ser equipado, e com isso essas pessoas puderam ter acesso a elas. Isso é muito importante”, comentou.

“Impressionante”, assim relatou a presidente do ICB, Heliana Diniz, que falou da importância do projeto. “Sou grata por ter a chance de ter testemunhado depoimentos tão contundentes e inusitados. Por mais que se conviva com a pessoa com deficiência visual, o vidente não tem noção das suas dificuldades e de como é importante serem apoiados”, disse. A presidente ainda destacou o potencial que muitos têm para desenvolver habilidade e talentos, quando lhes são proporcionados meios e recursos para desenvolvê-los.

DSC03118 DSC03119 DSC03123 DSC03124 IMG_20170731_154816 IMG_20170731_155116 IMG_20170731_155517 IMG_20170731_160249 IMG_20170731_161048 IMG_20170731_162554 IMG_20170731_162902 IMG_20170731_163355

Fim do conteúdo Voltar