Notícias

Novembro Rosa – Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama.

A campanha Outubro Rosa, surgiu na década de 1990, com o foco na importância do diagnóstico e detecção precoce do câncer de mama (tipo que mais acomete mulheres no Brasil e no Mundo, correspondendo a 25% de novos casos por ano conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA). É mais comum o acometimento em mulheres a partir dos 35 anos de idade, e com o avançar da idade o risco crescer progressivamente, em especial após os 50 anos. Raramente homens são acometidos pela doença, já que representam apenas 1% dos casos. Apesar da pandemia da Covid-19, o aumento dos casos dessa doença exige um estado de alerta contínuo, onde a atenção sobre qualquer alteração das mamas e a realização de exames periódicos é fundamental, já que um tratamento feito ainda nos estágios iniciais da doença pode ser decisivo para um resultado favorável.

Além disso, existem diversos aliados na prevenção do câncer de mama, como fazer atividades físicas regulares, manter uma alimentação saudável, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar contribuem para o controle da doença.  A amamentação é outra grande aliada pois estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de duração da amamentação, segundo dados do Ministério da Saúde e do INCA.

O Instituto de Cegos da Bahia também se veste de rosa nesse mês, estimulando todas as usuárias, colaboradoras e sociedade em geral a realizarem o autoexame além da mamografia e buscar sempre uma vida mais saudável e equilibrada, aliada com a prática de exercícios físicos regulares.

#DescriçãoDaImagem: card de cor em tonalidades de rosa, começa com o texto no canto superior esquerdo: “Outubro Rosa – Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama”. Um laço rosa à direita junto com a ilustração no centro de uma mulher sentada, com as mãos cruzadas aos seios. No rodapé à esquerda, a marca do ICB.

 

Fim do conteúdo Voltar