Notícias

Novembro Azul – Campanha de Combate ao Câncer de Próstata

Nesse mês iniciou-se o Novembro Azul, campanha para derrubar preconceitos, desmistificar e incentivar o combate ao câncer de próstata, doença mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele (Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA). Ainda Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil um homem morre a cada 38 minutos em decorrência ao câncer de próstata, sendo a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen e que nutre e protege os espermatozoides, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Os fatores que que aumentam os riscos de câncer de próstata são o sobrepeso e a obesidade, homens com histórico da doença na família, além da idade, quanto mais velho o indivíduo, maior probabilidade de incidência da doença.

O Instituto de Cegos da Bahia também faz parte dessa campanha, estimulando os nossos usuários e colaboradores a sempre buscarem acompanhamento médico, para que realizem exames regularmente, principalmente quem possui algum histórico familiar da doença. O diagnóstico precoce pode salvar vidas, aliado com uma vida mais saudável, alimentação balanceada e exercícios físicos diários.

#DescriçãoDaImagem: #DescriçãoDaImagem: card de cor azul claro, começa com o texto no canto superior direito: “Novembro Azul – Campanha de Combate ao Câncer de Próstata”. Um laço azul à esquerda. No rodapé à direita, a marca do ICB.

 

Fim do conteúdo Voltar