Notícias

Instituto de Cegos da Bahia inaugura Centro de Convivência

No dia 15 de maio, o Instituto de Cegos da Bahia  inaugurou o Centro de Convivência, que mobilizou toda a comunidade da instituição. “Um outro olhar: acessibilidade comunicacional. Novas perspectivas para pessoas com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla” foi o projeto que viabilizou a reforma do Centro, que ganhou o prêmio “Ao Valor Social, da Fundación Cepsa/Deten, entidade da Compañía Española de Petróleos S.A.U.

Os objetivos foram implementar e adequar o Centro de Convivência destinado a realização de atividades diversas e viabilizar a acessibilidade comunicacional em toda e qualquer atividade ou evento realizado no Instituto de Cegos da Bahia. Ele visa qualificar e equipar o Centro de Convivência do ICB promovendo aos seus usuários maior acessibilidade comunicacional, enriquecendo suas experiências e ampliando sua qualidade de vida. O prêmio possibilitou a reforma física, os aparelhos de audiodescrição, o telão, suporte e o cabeamento completo de áudio e vídeo.

Estiveram presentes, pelo ICB, a Diretoria Executiva, funcionários, agentes estaduais e municipais. Representando a Fundación Cepsa/Deten, a secretária executiva trilingue Márcia Carneiro e a Sra. Margarida Caldas, e proprietários e representantes das empresas parceiras que colaboraram com os demais equipamentos para o ambiente.

O evento foi aberto pelo mestre-de-cerimônias,  professor e cantor Joserh Santos, que também leciona no ICB. Houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, em um vídeo com a presenças da comunidade da instituição. Simultaneamente, eram descritos para os usuários dos aparelhos de audiodescrição os acontecimentos no palco e na tela.

Após abrir a solenidade, a presidente Heliana Diniz, em seu discurso destacou o Centro de Convivência como um presente para o ICB, que fez 84 anos, em abril. Homenageou o prof. Alberto de Assis, seu criador, em 1933, e o então prefeito de Salvador, Americano da Costa, que cedeu o imóvel. A presidente agradeceu a Fundación Cepsa/Deten, na pessoa de Márcia Carneiro, e também ao diretor José Luís e ao gerente Nilton José Santos, pelo prêmio “Ao Valor Social”,  ressaltando a atuação da assessora de captação de recursos, Consuelo Alban, e as professoras Gabriela de Jesus e Iracema Vilaronga. Ainda nos agradecimentos, mencionou os parceiros da implantação do Centro de Convivência: o consultor da Riole Eletrônica, Charles Correa; Reginaldo e Clovis, da Hifi Audio Vídeo; os proprietários das empresas CHS Construtora, Cláudio Chemmes; da Vent e Lar, Bruno Senna; da Marcenaria Popular, Claudio de Sousa Filho; da Acrilico e Cia,  Noeli Amorim, e da Central das Divisórias, Alexandre Mota.

A secretária executiva trilingue, Márcia Carneiro, em sua mensagem, falou da alegria da Fundación Cepsa/Deten em participar da reforma do Centro de Convivência, pois vai colaborar bastante para os pacientes e todos os demais integrantes da comunidade – inclusive o treinamento de professores – que dependem fortemente do ICB, para melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade comunicacional, entre outros benefícios.

Logo após, ambas descerraram a placa alusiva ao acontecimento.  Em sequência à solenidade, houve uma exibição de slides com imagens das instalações e atividades do ICB. Continuando o evento, entraram em cena as apresentações musicais, que a todos emocionaram. Inicialmente a aluna Manu Dourado, do curso de Iniciação Musical, interpretou a música “Beijo, Beijinho”, depois as alunas da Oficina de Música – Técnico Vocal, Mariana Nascimento e Alice Liu, cantaram respectivamente as músicas “Tiro ao Álvaro” e “Isto é Bom”. Finalizando, o próprio prof. Joserh Santos, interpretou “A Vizinha do Lado”.

Finalizada a parte solene, a comunidade do ICB e convidados comemoraram os 84 anos do ICB, completados dia 30 de abril, com um coffea-break, em clima de alegria e emoção.

DSC02862 DSC02882 DSC02884 DSC02888 DSC02890 DSC02894 DSC02895 DSC02904

Fim do conteúdo Voltar