Notícias

Atletas do Instituto de Cegos da Bahia são convocados para primeira fase de treinos do Parapan

Dois atletas do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) foram convocados para a primeira fase de treinos dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecerá de 20 a 25 de março, em São Paulo. Barbara Vitoria de Jesus Oliveira, do goalball, e Maicon Junior dos Santos Mendes, do futebol de 5, ambos de 16 anos, têm fortes chances de representar o Brasil na competição.

Maicon já está na capital paulista, pois a preparação para o ‘fut 5’ começou neste sábado (11), e vai até o dia 18 deste mês. A comissão técnica da Seleção Brasileira convocou 12 atletas para a primeira fase, dos quais dez serão confirmados para os jogos.

Já os treinos do goalball começam na segunda-feira, 13, e vão até o dia 20 deste mês, também na cidade sede dos jogos. Das sete jogadoras selecionadas para essa primeira fase, seis serão convocadas para defender o Brasil, que é líder do ranking mundial da modalidade nas duas categorias – feminina e masculina.

Atletas

 Barbara entrou para o time de goalball do ICB aos 12 anos e participou, em 2015, da Jornada Esportiva, evento sediado na cidade de Jequié, interior do estado. A aluna, que já nasceu cega, mora com a família no bairro de Periperi e é atendida pelo instituto desde a infância. Atualmente, segue uma rotina regular de treinos.

Diferente de Barbara, Maicon ficou cego em decorrência de um glaucoma congênito e iniciou o tratamento no ICB em 2010. Ele começou a treinar com o time do instituto no ano passado, apresentando grande força de vontade e sendo uma das revelações do time. Conquistou alguns importantes títulos de lá para cá, como o pentacampeonato da Regional Nordeste, em São Luís, Maranhão.

Fim do conteúdo Voltar