Notícias

Abril Marrom – Mês de Prevenção e Combate à Cegueira

Neste mês de Abril, desde 2016, nos dedicamos a focar e conscientizar a população sobre a prevenção e o combate à cegueira. Por ser o mês de nascimento de José Álvares de Azevedo, professor responsável por trazer ao Brasil o sistema Braille, e marrom por ser a cor mais comum nos olhos dos brasileiros, toda a comunidade científica, entidades médicas, órgãos governamentais ou não, realizam atividades debates e eventos sobre o tema, para conscientizar a população sobre os cuidados com a visão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma pessoa com deficiência visual nem sempre é cega. Na verdade, a maioria das pessoas com deficiência visual enxerga um pouco, ou têm Baixa Visão. Portanto, a cegueira é diversa e cada pessoa com limitação visual tem a sua percepção imagética do mundo. Os tipos e níveis de perda da visão podem ser medidos em termos de Acuidade Visual, Campo Visual, percepção de contraste, etc. E, uma pessoa é considerada deficiente visual quando, mesmo com a melhor correção óptica, continua a ter uma visão inferior à considerada normal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Percebe-se que a cegueira não é apenas a perda total de visão ela é diversa, o que significa que cada pessoa com deficiência visual é única.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maioria das doenças relacionadas a visão são tratáveis se detectadas precocemente, por isso a importância de ir ao Oftalmologista periodicamente, desde o bebê recém-nascido, até o idoso sem limite de idade. Divulgar essa Campanha, é ajudar a salvar a visão de milhares de pessoas no Brasil e no Mundo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O ICB se orgulha de fazer parte dessa campanha.

 


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#DescriçãoDaImagem: card de cor predominante marrom, com uma foto em destaque de uma médica realizando um exame ocular, ela está sorrindo e sentada. Do lado esquerdo um laço marrom e abaixo o texto: “Abril Marrom, mês de prevenção e combate à Cegueira.”. No rodapé à direita, a marca do ICB. No rodapé, a marca do ICB.

Fim do conteúdo Voltar