Notícias

13 de Junho – Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo

Hoje é o Dia Internacional de Conscientização do Albinismo, uma data importante instituída em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal ponto desta data é informar a população sobre essa desordem genética com o objetivo de promover o combate ao preconceito e à discriminação que pessoas com albinismo sofrem diariamente.

Em função da baixíssima deficiência na produção de melanina, pigmento que colore a pele, cabelos e olhos, algumas partes dos olhos podem desenvolver-se de maneira anormal, levando a alguns problemas de visão. Como não há cura para o albinismo, pessoas albinas devem ter cuidados diários, como evitarem a exposição solar (utilizando protetor a cada duas horas), usarem chapéus ou acessórios que protejam a cabeça, utilizar roupas com fatores de proteção solar, além de óculos escuros, tudo isso para que se evite lesões na pele. Por não poderem se expor ao sol, a utilização de vitamina D também é importante, já que ela é elemento fundamental para o sistema imunológico do corpo humano.

O ICB, por atender pessoas albinas de todo o Estado com deficiência visual, possui um Ambulatório de Albinismo, coordenado voluntariamente pela médica dermatologista Drª. Mariá Souza. E celebramos essa data tão importante, para difundirmos nosso serviço de excelência, e mostrar a importância desse dia, além de desmitificar e combater qualquer tipo de preconceito.

 

 

#DescriçãoDaImagem: post em formato carrossel de fotos do evento para celebrar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo, que ocorreu no ICB. Nas fotos temos representantes do ICB, Laboratórios Farmacêuticos e usuários atendidos aqui.

Fim do conteúdo Voltar